quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"Não Tenhais Medo"

Como é sabido, o PS está a por em prática uma demanda que tem como objectivo atacar o pilar fundamental da sociedade, que é a família.

Já são actos a mais, primeiro começou pela Lei do Aborto, continuou com a Lei do Divórcio, e agora apresenta a proposta dos casamentos de homossexuais, e está a preparara-se para propor a adopção de crianças por "casais" homossexuais.

Não vou por enquanto tecer comentários às propostas em concreto, reservo esse direito para mais tarde, quero por hora fazer referência ao papel da Igreja Católica neste debate.

Sou católico, e como tal penso que a igreja deverá ter sempre nestes debates uma posição muito firme e muito clara. Não gostei quando, em pleno referendo ao aborto, a igreja optou por uma posição equidistante, não quis vir a terreno defender os valores que tem obrigação de lutar por eles, e as intervenções que teve for muito subtis. O que me fez ter saudades de um antigo Bispo de Viseu, de seu nome D. António Monteiro, e de um Grande Homem, Arcebispo Primaz das Hispanias, D. Eurico Dias Nogueira que, no anterior referendo ao aborto, não tiveram medo nem receio e colocaram a Igreja Católica no lugar que é seu por direito, mas que por vezes alguns querem esquecer, que é o der quem mais defende, batalha, e se expõe pelos direitos humanos e pela família. Com estes dois servos de Deus muitos Sacerdotes, Bispos e Arcebispos terão muito a aprender.
Foi, por consequência, que vi e ouvi com muito agrado, as ultimas tomadas de posição do Cardeal Patriarca e do Cardeal D. Saraiva Martins.
É de posições como estas que a Igreja precisa, para voltar a ocupar o lugar que é seu por direito, é de posições como estas que a sociedade civil clama com urgência, para tentar reverter o caminho de combate aos valores da família que o PS tomou como prioritário.

Por isso deixo um conselho ao clero actual, utilizando uma expressão do anterior Santo Padre:

- Não Tenhais Medo de ter posições tidas como radicais;

- Não Tenhais Medo de defender valores, mesmo que a comunicação social vos acuse de antiquados;

- Não Tenhais Medo de considerar a homossexualidade com uma anormalidade;

- Não Tenhais Medo de considerar que um "casal" de homossexuais não tem condições para educar devidamente uma criança;

- Não Tenhais Medo de desagradar a alguns, porque os verdadeiros católicos estarão sempre convosco quando prosseguirem o verdadeiro caminho dos valores consagrados por Deus.

1 comentário:

James Aurens disse...

Caro Tózé Baptista

Obrigado por teres aceite o convite para escreveres neste forum
Em relação ao teu post subscrevo em grande parte.